sexta-feira, 18 de março de 2016

Confiança e gratidão

Confiança se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro.

Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém, da informação e de um sistema de inteligência. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Para Renata Stuart do Atelier de palavras, confiança nada mais é que ausência de medo. Quando há confiança, não há medo de arriscar, de errar, de se machucar. É simplesmente se entregar, sem sofrer por antecipação pelas consequências, pois a confiança não nos deixa ver o que pode dar errado. Confiança é também otimismo. É doar-se a alguém sem medo de estar sendo enganado.

Entretanto, ela completa que infelizmente, nos últimos tempos, o excesso de confiança no outro tornou-se sinônimo de ingenuidade! Ora, mas quem disse somos espertos? Diversas vezes insistimos em confiar, confiar …até que o pouco de confiança que nos resta, começa a se dissolver nas mentiras, nas decepções e nas surpresas desagradáveis da vida. Sim, os laços estão frouxos, os cadeados não travam com a mesma força e os interesses estão falando mais alto que os sentimentos. “O mundo é dos espertos”, é o que ouvimos. “Desconfie, tenha sempre aquele pezinho atrás”.

Nos últimos dias conheci de perto o que é a ausência dessas duas coisas. Inclusive postei em minha rede social "Cheguei a seguinte conclusão: Nunca mais ajudo ninguém. Você dá a mão, o braço, tira do próprio sustento pra ajudar e o que recebe em troca? desconfiança, folga e decepção. E não é a primeira vez, então tenho jurisprudência pra tomar essa decisão. Fim de papo e sem desculpas. Não cabem mais aqui."

A pior traição é a que vem de um amigo, de pessoas que você menos espera. Não me arrependo de nenhuma ajuda que dei pois foi feita de coração, mas a tristeza por não ter gratidão por isso é inevitável. A gente aprende muito com a vida, cresce a cada dia, cada situação e cada tombo. Talvez meu desabafo tenha sido forte pois foi em momento de dor. Não seria capaz de recusar ajuda a ninguém, afinal não quero perder a esperança no ser humano.

Minha intenção depois de muito pensar é pedir que as pessoas não percam a esperança no homem pois se isso acontecer o que será de nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário