quinta-feira, 17 de março de 2016

Salto Alto

Essa semana estive participando do jantar do dia da mulher realizado pelo Núcleo da Mulher empresária de Rolândia.

Fui mestre de cerimônia, cargo que pede um vestido preto básico, mas como era dia da mulher completei o look com um sapato de salto alto vermelho. Salto 15 para ser mais exata.

Salto alto tende a dar a ilusão de pernas mais longas e mais finas. De acordo com os grandes estilistas de calçados, como Jimmy Choo e Gucci, um salto baixo é aquele com menos de 6 centímetros, de 6 centímetros a 8.5 centímetros os saltos são considerados saltos médios, e acima de 8,5 centímetros é considerado um salto alto.

Realmente eles deixam o visual muito mais elegante mas tenho que confessar que mulher sofre para ficar bonita. Ao final do evento, como fiquei em pé quase todo tempo, não estava mais aguentando ficar em cima daquela altura.

A sensação de alívio ao tirar os sapatos e colocar os pés no chão frio são inexplicáveis. Quando trabalhei em banco usava salto diariamente e era acostumada e nem sentia mais. Hoje, principalmente depois da gravidez quando a rasteirinha tomou conta do meu guarda roupa, usar salto demanda muita força de vontade.

Mas devo confessar, amo salto alto, agulha de preferência e acho incrivelmente lindo mulheres que o usam. Mas vamos deixar claro: tem que saber usar, senão fica horroroso, parecendo uma pata andando.

Mas sabem porque é que o salto alto foi inventado? Sabiam que foram os homens que começaram a usar?

Andar bem calçado era muito importante para os homens que estavam na cavalaria, então eles começaram a usar sapatos com um salto pequeno para que o sapato ficasse preso e desse estabilidade para o soldado atirar o seu arco e flecha da melhor forma.

Depois disso, os homens da baixa sociedade também começaram a usar. Então a aristocracia para se distinguir do povo, começou a usar sapatos com um salto mais alto. E foi aí que nasceu o salto alto como é conhecido hoje. Mas mesmo assim, eram só os homens que usavam.

Depois em 1630, as mulheres queriam adotar um estilo mais masculino. Então começaram a cortar o cabelo curto, vestir roupa mais masculina, usavam chapéus masculinos, etc. E foi aí que também começaram a usar sapatos de salto alto.

A partir dessa década, os sapatos de salto alto tornaram-se unissex durante algum tempo. Mas os sapatos começaram a mudar – os saltos dos homens eram mais quadrados, baixos e robustos enquanto os saltos das mulheres se tornaram em saltos finos e femininos.

Então já que agora é nosso, vamos usar e abusar desse acessório indispensável na elegância feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário