segunda-feira, 29 de abril de 2013

● Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

Qualquer antibiótico pode cortar o efeito do anticoncepcional devido a interação medicamentosa entre eles, podendo gerar uma gravidez indesejada. Por isso para diminuir este risco sempre que a mulher tomar algum antibiótico deverá ter o cuidado de usar preservativo em todas as relações até o final do tratamento da doença em questão.

● Por que o antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

O antibiótico pode cortar o efeito do anticoncepcional porque consegue diminuir a concentração de hormônios presentes na pílula (que circulam no sangue) tornando-a ineficaz.

Segundo os especialistas, isso ocorre porque os antibióticos destroem as bactérias intestinais que são responsáveis por gerar reações enzimáticas que liberam o hormônio estrogênio ativo na corrente sanguínea que impediriam o período fértil. Entretanto eles não sabem explicar o mecanismo que impediria a ação das pílulas que só possuem o hormônio progesterona de agir corretamente e segundo eles, isto aconteceria nas mulheres com pré disposição para tal.

Informa-se que esta interação medicamentosa pode ocorrer com a toma de qualquer antibiótico como amoxicilina, azitromicina e outros quando utilizados com qualquer anticoncepcional de toma oral ou injetável, inclusive a pílula do dia seguinte, por diminuírem a sua eficácia.

LUCAS GIBAILE - FARMACÊUTICO
Indicado por Ana Paula Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário